13 maneiras de aumentar o engajamento do seu Instagram

12 maneiras de aumentar o engajamento do seu Instagram

Não se trata do número de seus seguidores, é do seu nível de envolvimento com o público.

Muitas empresas se preocupam com o número de seguidores, acreditando que é a métrica ideal para medir o sucesso.

Como sempre digo em minhas palestras: Like não paga boleto.

A quantidade de seguidores deve ser sua métrica secundária, é importante manter o foco em outras métricas mais importantes, como por exemplo:

  • Engajamento
  • Conversões
  • Leads
  • Vendas

Para que você tenha realmente um perfil poderoso, este conteúdo abordará 12 dicas importantes para você trabalhar.

1. Crie um perfil poderoso

Em vez de utilizar seu nome como a primeira linha da sua biografia, diga às pessoas o que você faz, quem você é ou o que você publica! Isso torna o seu perfil extremamente pesquisável.

Muitas das pessoas utilizam palavras genéricas para encontrar empresas e pessoas que desejam conhecer e seguir ao invés dos nomes. Então, coloque o que você vende ou o que você faz.

2. Construa uma marca pessoal mais profissional

Se você é a sua marca, construa seu Instagram como seu principal canal. E torne-o profissional.

Saiba que suas opniões pessoais ou aquele dia que você tomou umas taças de vinho a mais e publicou algumas besteiras pode ser levado em consideração pelos seus seguidores. Então, seja profissional em seu Instagram!

Você também tem a opção de construir dois canais diferentes, um profissional e um pessoal. Isso permite mais oportunidades e maneiras de expandir no futuro.

3. Foto de perfil ou logo da sua empresa?

Pessoas gostam de pessoas. É muito mais fácil você interagir com pessoas do que marcas. As pessoas querem saber quem está por trás da marca, mas é claro, verifique se faz sentido para sua empresa.

Se você está construindo um Instagram para sua empresa, deixe então com o logo e utilize a humanização em suas publicações.

4. Tenha uma biografia informativa 

Certifique- se de incluir informações gerais como:

  • Em que você é bom;
  • Diga o que faz e vende;
  • Onde as pessoas podem se conectar com você ou entrar em contato com você;
  • Emojis descritivos, só não exagere;
  • Suas habilidades como palavras-chaves ou hashtags;
  • Onde você está localizado (é mais utilizado para empresas);

5. Certifique-se de ter uma história de capa incrível

Sua matéria de capa são suas primeiras 9 fotos, para que, no minuto em que as pessoas chegarem no seu feed, elas possam ver visualmente o que você é.

  • Mostre seu trabalho ou o que você faz;
  • Apresente fotos reais, do dia-a-dia. Pessoas gostam de ver fotos reais.
  • Certifique-se de ter uma paleta de cores coesa, tratando todas as fotos postadas da mesma forma. Não saia publicando um monte de imagens sem que esteja na paleta de cores.
  • Suas fotos devem corresponder às expectativas de sua biografia;
  • Faça o seu melhor para gerar emoção e intriga.

6. Capture a atenção do seu público

Você não precisa de uma câmera profissional para tirar fotos incríveis. No entanto, nunca é demais saber como utilizar em uma câmera.

Analise o que outras pessoas e marcas estão fazendo. Estude como tirar fotos e fazer vídeos com qualidade, no YouTube há milhares de vídeos ensinando.

Não importa se você tem um celular barato ou o último lançamento da Apple ou Samsung. O que importa é como você vai aproveitar os recursos que tem disponíveis.

Geralmente as fotos que apresentam o melhor desempenho, são aquelas que parecem mais autênticas.

7. Atenção com suas legendas

Essa é a chave para envolvimento do usuário. É ela que envolverá as pessoas com o seu conteúdo.

Apesar do Instagram ser uma rede social visual, legendas bem feitas podem prender o seu público que busca por conteúdo de qualidade.

Um questionamento sempre constante é sobre o tamanho das legendas, se devem ser longas ou não. A resposta é: a legenda deve ter o tamanho que o conteúdo necessita. Não há certo ou errado.

  • Crie blocos de textos curtos e separe-os.
  • Utilize emojis para reforçar pontos importantes.
  • Direcione as pessoas para uma ação. Por exemplo, visitar seu site, entrar em contato, realizar um agendamento…
  • Utilize perguntas no começo ou fim para melhorar o engajamento.
  • Utilize o tom da sua empresa. De nada adianta ser descontraído nas redes sociais e quando a pessoa entrar em contato com você ou sua equipe ter um atendimento sério.

8. Use hashtags direcionadas

As hashtags ajudam pessoas a descobrirem você. Lembre-se que hashtags são filtros de busca e devem ser utilizadas corretamente.

É muito comum ver hashtags inúteis sendo criadas, por exemplo: #comprecomigoagoramesmo – este tipo de hashtag é inútil e não te ajudará em nada.

Você pode criar hashtags de marca, aqui na TRIWI utilizamos algumas como: #VaiTRIWI

Divida suas hashtags entre as de marca as genéricas. E nunca invente hashtags. Como dito, hashtags são filtros de busca, ou seja, pessoas utilizam estes termos para encontrar pessoas e empresas.

Um site indicado para ajudar a gerar as melhores hashtags é o all-hashtag.com neste site você poderá ter muitas ideias de hashtags para utilizar.

9. Seja consistente acima de tudo 

Todas as grandes contas têm consistência tanto na postagem quanto na frequência com que são postadas. Crie modelos para tudo o que você postar para agilizar o processo!

O Instagram favorece as contas que postam DIARIAMENTE, portanto, certifique-se de que você está seguindo o algoritmo, de preferência ao mesmo tempo, para que seu público saiba quando esperar suas novas postagens!

10.  Você tem de ser sociável

Você tem que chegar lá, conhecer outras pessoas e se conectar com elas. Esse é o objetivo de estar nas redes sociais. É uma enorme sala de bate-papo virtual, então comece algumas conversas genuínas.

Não adianta só publicar, é preciso interagir com o seu público. Reserve um tempo para isso.

11. Crie uma comunidade 

Crie um movimento! Use uma hashtag para criar conteúdo em conjunto com seu público. Isso irá gerar engajamento com sua base. Por exemplo: incentive-os a mostrar como utilizam o produto ou serviço em que você vende.

12. Envolva as pessoas   

Quanto mais seus espectadores tiverem opinião sobre o que você faz, maior a probabilidade de se envolverem com você, porque a voz deles é importante!

Faça publicações questionando seu público sobre o que querem ler e saber sobre sua empresa. Esta interação é extremamente importante

Conclusão

Manter um Instagram poderoso não é impossível, mas exige trabalho e dedicação. Esta dedicação deve ser diária, afinal se você quer resultados todos os dias é preciso trabalhar todos os dias.

Se você precisa de ajuda para potencializar as redes sociais da sua empresa, entre em contato com nosso time de especialistas em marketing digital.

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