O YouTube é uma plataforma incrivelmente poderosa para profissionais de marketing. No entanto, se você deseja aproveitar ao máximo, é essencial ter uma estratégia para avaliar seu desempenho. Felizmente, o YouTube Analytics apresenta uma oportunidade para obter dados e informações valiosas.
Neste conteúdo, nos da TRIWI explicaremos os benefícios do acompanhamento de análises no YouTube. Também explicaremos quais métricas são mais importantes, o que elas significam e onde encontrá-las.
Vamos lá!
O que é o YouTube Analytics e por que você deve usá-los.
O YouTube é o segundo site mais visitado do mundo. Sendo uma plataforma útil a ser usada se você deseja expandir seu alcance e captar novos públicos. No entanto, considerando que cerca de 62% das empresas usam o YouTube, destacar-se pode ser um desafio.
Para estabelecer uma forte presença no YouTube e garantir que seus vídeos estejam alinhados com suas metas de marketing, você precisa de uma maneira de avaliar o desempenho do seu conteúdo. Para isso, o YouTube Analytics será de grande ajuda.
É importante entender que as métricas e relatórios oferecidos facilitam a maximização do valor de seus vídeos, o monitoramento do progresso e a melhoria da estratégia geral. As análises do YouTube oferecem informações significativas, permitindo que você aprenda:
- Quem está assistindo seus vídeos
- De onde eles estão assistindo
- Como os usuários encontram seus vídeos
- Quanto tempo eles assistem
- Quando as pessoas param de assistir aos seus vídeos.
Essas informações são necessárias para entendermos nosso público e como estão agindo.
Cinco métricas para acompanhar com o YouTube Analytics
As Métricas de vaidade são aquelas que podem fazer você parecer bem. No entanto, eles não fornecem necessariamente informações sobre a saúde do seu canal.
A métrica de total de minutos que as pessoas gastaram assistindo os seus vídeos pode ser útil como uma visão geral. No entanto, não fornece uma análise por vídeo e também sobre o quanto os seus vídeos estão retendo a atenção das pessoas. Por exemplo, você pode ter uma grande quantidade de minutos assistidos, mas pouca retenção.
Da mesma forma que os views. O número exibirá a quantidade de pessoas que visualizaram, mas que não assistiram o vídeo por inteiro.
Isso não quer dizer que essas métricas não sejam úteis. Reunimos a seguir cinco métricas a serem rastreadas com o YouTube Analytics, também apresentaremos exemplos de como você pode obter dados acionáveis a partir de métricas personalizadas.
1. Tempo de exibição e visualizações
Como acabamos de mencionar, o tempo de exibição refere-se ao tempo total que os usuários gastam assistindo seus vídeos. Isso pode ser dividido por hora e também pela duração média da visualização.
As Visualizações referem-se a quantas vezes seu vídeo foi assistido. Isso pode ser útil para medir a popularidade de um vídeo. No entanto, a contagem de visualizadores pode não ser atualizada em tempo real.
Você pode visualizar o tempo de exibição individual e as estatísticas de exibição de vídeos específicos, acessando a guia de vídeos no painel do canal do YouTube. Em seguida, clique no vídeo individual para o qual deseja acompanhar essas métricas e acesse o Analytics.
Quanto à duração média da visualização, pode ser uma métrica útil para avaliar os espectadores. O envolvimento do usuário é algo que o YouTube conta para seus fatores de classificação. Portanto, quanto mais tempo seu conteúdo reter os visitantes, melhor!
2. Origens de tráfego e locais de reprodução
Em seguida, as origens de tráfego mostram como as pessoas encontraram seu vídeo e ajudam a esclarecer quais são as fontes mais eficazes para promover seu conteúdo.
As métricas da fonte de tráfego são úteis porque podem ajudar você a refinar sua estratégia de SEO no YouTube. O Google possui o YouTube, então é seguro dizer que às duas plataformas têm algoritmos de classificação semelhantes. Por exemplo, os links de entrada provavelmente são considerados ao classificar vídeos.
Aprender sobre as origens de tráfego do seu canal pode ajudar a fornecer mais informações sobre o alcance e a eficácia da sua estratégia. Você também pode determinar quais fontes de tráfego estão produzindo mais resultados.
3. Retenção de público
A retenção de público-alvo informa quantas pessoas assistem e quando param de assistir. A retenção é uma parte importante das classificações do YouTube, portanto, essa é uma métrica essencial para acompanhar seu público.
4. Ações
Os compartilhamentos podem ser uma métrica de envolvimento mais importante do que curtidas, porque exigem mais esforço do espectador e podem melhorar a classificação dos seus vídeos. O YouTube considera que os compartilhamentos são sinais sociais, portanto, é um fator de envolvimento dos usuários.
O YouTube rastreia compartilhamentos a partir de cliques no botão “compartilhar” de cada vídeo, esse tipo de compartilhamento conta mais para o SEO do YouTube. Também é possível usar filtros para classificar os dados de vídeo por local, dispositivo, data, etc.
5. Inscritos
A métrica de inscritos representa o número de pessoas que se inscreveram no seu canal do YouTube. Essa é uma métrica importante a ser rastreada por vários motivos. Para iniciantes, um alto número de assinantes fica bem do ponto de vista de vaidade. A contagem de inscritos também pode influenciar as taxas de engajamento.
Manter o controle de seus assinantes também pode ajudar a informá-lo sobre quais vídeos estão repercutindo. Por exemplo, se você observar um aumento no número de inscritos após publicar determinados vídeos, é um sinal de que provavelmente deve continuar com a mesma estratégia.
Estimule os seus inscritos a ativarem o famoso “sininho”. Assim, elas receberão uma notificação sempre que você postar um novo vídeo. Isso pode aumentar significativamente o tempo de exibição, visualizações e o envolvimento geral.
Conclusão
Iniciar um canal do YouTube é uma maneira eficaz de incorporar conteúdo de vídeo à sua estratégia de marketing social. No entanto, não basta basear sua avaliação de desempenho apenas em curtidas e comentários. Para obter um resultado das análises do YouTube, há certas métricas às quais você deve prestar atenção. A inclusão da sua empresa no YouTube é de grande ajuda para aumentar seu engajamento.