O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital? Se você tem esta dúvida, eu vou te responder neste artigo!

Marketing Digital é um termo abrangente para todos os esforços de marketing online. As empresas utilizam canais digitais, como a pesquisa do Google, as redes sociais, o e-mail e seus sites, para se conectarem com seus clientes atuais e potenciais.

O marketing sempre teve a ver com a conexão com seu público-alvo no lugar certo e no momento certo. Hoje, isso significa que você precisa estar aonde eles estão na maior parte do tempo: na internet.

O consumo de TV diminui, publicações impressas estão definhando, catálogos já não possuem a mesma força. O marketing tradicional, ou offline, não é tão mais eficaz como era antes.

Também envolve no marketing digital outras formas de comunicação, como mensagens de texto, aplicativos móveis, podcasts, outdoors eletrônicos etc.

Por que o marketing digital é importante

A mídia digital é tão difundida que os consumidores têm acesso a informações a qualquer momento e em qualquer lugar. Já se foram os dias em que as mensagens que as pessoas recebiam sobre seus produtos ou serviços vinham de você e consistiam apenas no que você queria que elas soubessem. A mídia digital é uma fonte crescente de entretenimento, notícias, compras e interação social, e os consumidores agora estão expostos não apenas ao que sua empresa diz sobre sua marca, mas ao que a mídia, amigos, parentes, colegas também. E eles são mais propensos a acreditar neles do que você. As pessoas querem marcas nas quais possam confiar, empresas que as conheçam, comunicações personalizadas e relevantes e ofertas personalizadas de acordo com suas necessidades e preferências.

O que envolve o Marketing Digital?

Além da pergunta “O que é Marketing Digital?” outra pergunta muita comum é o que envolve o marketing digital.

Do seu próprio site aos seus ativos online, como publicidade digital , e-mail marketing, e-books, vídeos e muito mais. Podemos dividir tudo isso em Ativos Digitais e Táticas Digitais, são eles:

Ativos digitais:

Seu site

Posts no Blog

Ebooks, catálogos digitais

Infográficos

Redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc.

Mídia ganha online (Assessoria de Imprensa Online)

Recursos de marca (logotipos, fontes, etc.)

Táticas

Otimização de Mecanismos de Busca (SEO)

A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) é o processo de otimização do conteúdo, da configuração técnica e do alcance do seu website para que suas páginas apareçam no topo de um mecanismo de pesquisa para um conjunto específico de termos de palavras-chave. Por fim, o objetivo é atrair visitantes para o seu site quando eles pesquisam produtos, serviços ou informações relacionadas ao seu negócio.

O SEO quase pode ser visto como um conjunto de práticas recomendadas para um bom marketing digital. Ele reforça a necessidade de um site bem construído e fácil de usar, conteúdo valioso e atraente e a credibilidade de outros sites e indivíduos para recomendá-lo, vinculando-o ao site ou mencionando-o em postagens de mídia social.

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo basicamente é todo conteúdo que você cria para gerar reconhecimento de marca, aumentar o tráfego, geração de leads e clientes.

Inbound Marketing

Também conhecido como marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.

Marketing de Redes Sociais

A prática de promover sua marca e seu conteúdo nas redes sociais para aumentar o reconhecimento da marca, direcionar o tráfego e gerar leads para sua empresa.

As pessoas não estão apenas assistindo a vídeos de gatos e postando selfies nas redes sociais. Muitos dependem de redes sociais para descobrir, pesquisar e educar-se sobre uma marca antes de se envolver com essa organização. Para os profissionais de marketing, não basta postar em suas contas do Facebook e Twitter. Você também deve tecer elementos sociais em todos os aspectos de seu marketing e criar mais oportunidades de compartilhamento ponto a ponto. Quanto mais o seu público quiser se envolver com o seu conteúdo, mais provável é que ele queira compartilhá-lo. Isso acaba levando-os a se tornarem clientes. E como um bônus adicional, eles irão influenciar seus amigos a se tornarem clientes também.

Pagamento por Clique (PPC)

Um método de direcionar tráfego para seu website pagando sempre que seu anúncio for clicado. Um dos tipos mais comuns de PPC é o Google AdWords.

A pesquisa paga, ou PPC (pay-per-click – Pague Por Clique), normalmente se refere ao “resultado patrocinado” na parte superior ou lateral de uma página de resultados do mecanismo de pesquisa. Você paga apenas quando seu anúncio é clicado. Você pode personalizar seus anúncios PPC para serem exibidos quando termos de pesquisa específicos forem inseridos, criando anúncios segmentados para um público específico.

Os anúncios PPC são flexíveis, visíveis e, o mais importante, eficazes para muitos tipos diferentes de organizações. Eles também são anúncios contextuais – anúncios que aparecem quando uma pessoa está pesquisando por uma determinada palavra-chave ou termo.

Marketing de Afiliação

Um tipo de publicidade baseada em desempenho em que você recebe comissão pela promoção de produtos ou serviços de outra pessoa em seu website.

Você pode ser um produtor ou afiliado. O produtor produz o conteúdo, pode ser um curso, ebook ou qualquer outro produto, digital e até físico. O afiliado revende este produto. Uma das plataformas mais conhecidas e respeitas do Brasil é a Monetizze, para se cadastrar clique aqui.

Publicidade Nativa

A publicidade nativa refere-se a anúncios que são, principalmente, em conteúdo e apresentados em uma plataforma ao lado de outros conteúdos não pagos. Como por exemplo, um YouTuber preparando uma receita e um dos produtos utilizados é patrocinado por uma determinada empresa.

Automação de Marketing

Refere-se ao software que automatiza as ações de marketing. Talvez você já use e nem saiba, mas ferramentas de disparo de e-mail marketing e agendamento de posts em redes sociais são ferramentas de automação de marketing.

A automação de marketing é uma plataforma integral que une todo o seu marketing digital . Sem ela, suas campanhas parecerão um quebra-cabeça inacabado com uma peça crucial que falta. O software de automação de marketing simplifica e automatiza tarefas de marketing e fluxos de trabalho. Mais importante, ele mede os resultados e o ROI de suas campanhas digitais, ajudando você a aumentar a receita com mais rapidez.

Quando usada com eficiência, a automação de marketing ajudará você a obter uma visão muito necessária sobre quais programas estão funcionando e quais não estão. Ele fornecerá as métricas necessárias para falar com confiança sobre o impacto do marketing digital na linha inferior.

E-mail Marketing

As empresas usam o email marketing como meio de comunicação com seus públicos. O e-mail costuma ser usado para promover conteúdo, descontos e eventos, além de direcionar as pessoas para o site da empresa.

E-mail existe há mais de duas décadas, e não vai a lugar nenhum tão cedo. Ainda é a maneira mais rápida e direta de alcançar clientes com informações críticas. A razão é simples: os consumidores são muito ligados aos seus e-mails. Basta perguntar a si mesmo quantas vezes você verificou seu e-mail na última hora… Veja o que queremos dizer?

Mas os grandes profissionais de marketing sabem que nem qualquer e-mail servirá. Campanhas de e-mail bem sucedidas devem ser envolventes, relevantes, informativas e divertidas. Para ter sucesso, seus e-mails de marketing devem satisfazer esses cinco principais atributos:

  • Confiável
  • Relevante
  • Conversacional
  • Seja coordenado em todos os canais
  • Estratégico

Assessoria de Imprensa Online

PR online é a prática de garantir cobertura online conquistada com publicações digitais, blogs e outros sites baseados em conteúdo. É muito parecido com o PR tradicional, mas no espaço online.

O Marketing Digital funciona para todos os negócios? B2B e B2C?

O marketing digital pode funcionar para qualquer negócio em qualquer setor. Independentemente do que sua empresa vende, o marketing digital pode ajudar você a vender mais e tornar a marca mais conhecida.

Empresas de todos os portes e segmentos quando utilizam da forma correta o marketing digital conseguem resultados altamente positivos. No entanto, isso não quer dizer que todas as empresas devem implementar uma estratégia de marketing digital da mesma maneira.

Para B2B

Se sua empresa for B2B, seus esforços de marketing digital provavelmente estarão centrados na geração de leads (interessados) on-line, com o objetivo final de alguém falar com um vendedor ou comprar um produto em seu e-commerce. Sim, B2B  também pode vender por e-commerce. No entanto, a geração de leads acaba sendo o foco das empresas B2B.

Para B2C

Se sua empresa for B2C, dependendo do preço de seus produtos, é provável que o objetivo de seus esforços de marketing digital seja atrair pessoas para o seu site e torná-las clientes sem precisar falar com um vendedor.

Por essa razão, é menos provável que você se concentre em gerar leads (interessados) em seu sentido tradicional e tenha mais chances de se concentrar na construção de uma jornada de compra acelerada, a partir do momento em que alguém acessa seu website até o momento em que faz uma compra.

Para empresas B2C, canais como o Instagram e o Pinterest muitas vezes podem ser mais valiosos do que as plataformas focadas nos negócios do LinkedIn.

Quais são os principais benefícios do marketing digital?

Diferentemente da maioria dos esforços de marketing off-line, o marketing digital permite que os profissionais de marketing vejam resultados precisos em tempo real. Se você já colocou um anúncio em um jornal, saberá como é difícil estimar quantas pessoas realmente acessaram essa página e prestaram atenção ao seu anúncio. Não há uma maneira infalível de saber se esse anúncio foi responsável por qualquer venda.

Por outro lado, com o marketing digital, você pode medir o ROI de praticamente qualquer aspecto de seus esforços de marketing. ROI significa: Retorno do Investimento.

aqui estão alguns exemplos:

Tráfego do site

Com o marketing digital, você pode ver o número exato de pessoas que visualizaram a página inicial do seu site em tempo real usando o software de análise digital, como o Google Analytics . Você também pode ver quantas páginas eles visitaram, que dispositivo estavam usando e de onde vieram, entre outros dados de análise digital .

Essa inteligência ajuda você a priorizar quais canais de marketing gastar mais ou menos tempo com base no número de pessoas que esses canais estão direcionando para seu website. Por exemplo, se apenas 10% do seu tráfego for proveniente da pesquisa orgânica, você provavelmente precisará gastar algum tempo em SEO para aumentar essa porcentagem.

Com o marketing off-line, é muito difícil dizer como as pessoas estão interagindo com sua marca antes de interagir com um vendedor ou fazer uma compra. Com o marketing digital, você pode identificar tendências e padrões no comportamento das pessoas antes que elas cheguem ao estágio final da jornada do comprador, o que significa que você pode tomar decisões mais informadas sobre como atraí-las para o seu website no topo do funil de marketing.

Performance de Conteúdo e Geração de Leads

Imagine que você criou um folheto de produto e o publicou nas caixas de correio das pessoas – esse folheto é uma forma de conteúdo, embora seja off-line. O problema é que você não tem idéia de quantas pessoas visualizaram o folheto ou quantas pessoas a jogaram diretamente no lixo.

Agora imagine que você tinha esse folheto no seu site. Você pode avaliar exatamente quantas pessoas visualizaram a página em que ela está hospedada e pode coletar os detalhes de contato de quem faz o download usando formulários. Você não apenas pode medir quantas pessoas estão envolvidas com seu conteúdo, mas também gera leads qualificados quando as pessoas fazem o download.

Modelos de Atribuições

Uma estratégia de marketing digital eficaz combinada com as ferramentas e tecnologias certas permite que você rastreie todas as suas vendas até o primeiro ponto de contato digital do cliente com sua empresa. Isso é chamado de Modelos de Atribuição e permite identificar tendências na maneira como as pessoas pesquisam e compram seu produto, ajudando você a tomar decisões mais informadas sobre quais partes de sua estratégia de marketing merecem mais atenção e quais partes de seu ciclo de vendas precisam de refinamento.

Que tipo de conteúdo devo criar?

O tipo de conteúdo que você cria depende das necessidades do seu público em diferentes fases da jornada do comprador. Em um nível básico, seu conteúdo online deve ter como objetivo ajudá-los a atingir essas metas e superar seus desafios.

Então, você precisará pensar em quando eles estarão mais propensos a consumir esse conteúdo em relação ao estágio em que estão na jornada do comprador. Nós chamamos isso de mapeamento de conteúdo.

Com o mapeamento de conteúdo, o objetivo é direcionar o conteúdo de acordo com:

  • As características da pessoa que irá consumi-la.
  • O quanto essa pessoa está perto de fazer uma compra (ou seja, o estágio do ciclo de vida).

Em termos do formato do seu conteúdo, há muitas coisas diferentes para experimentar. Aqui estão algumas opções que recomendamos usar em cada etapa da jornada do comprador:

Estágio de Consciência

Postagens no blog: Ótimo para aumentar seu tráfego orgânico quando combinado com uma forte estratégia SEO e palavra-chave.

Infográficos: Muito compartilhável, o que significa que eles aumentam suas chances de serem encontrados pelas redes sociais quando outros compartilham seu conteúdo.

Vídeos curtos: Mais uma vez, eles são muito compartilháveis ​​e podem ajudar sua marca a ser encontrada por novos públicos hospedando-os em plataformas como o YouTube.

Estágio de Consideração

Ebooks: Ótimo para a geração de leads, como eles geralmente são mais abrangentes do que um post de blog ou infográfico, o que significa que é mais provável que alguém troque suas informações de contato para recebê-lo.

Relatórios de pesquisa: Mais uma vez, esta é uma peça de conteúdo de alto valor que é ótimo para geração de leads. Relatórios de pesquisa e novos dados para o seu setor também podem funcionar para o estágio de conscientização, já que eles são frequentemente captados pela mídia ou pela imprensa do setor.

Webinars: Como eles são uma forma mais detalhada e interativa de conteúdo de vídeo, os webinars são um formato de conteúdo de estágio de consideração eficaz, pois oferecem conteúdo mais abrangente do que uma postagem de blog ou um vídeo curto.

Estágio de Decisão

Estudos de caso: Ter estudos de caso detalhados em seu site pode ser uma forma eficaz de conteúdo para aqueles que estão prontos para tomar uma decisão de compra, pois isso ajuda você a influenciar positivamente sua decisão.

Testemunhos: Se os estudos de caso não são adequados para o seu negócio, ter breves depoimentos em torno do seu site é uma boa alternativa. Para marcas B2C, pense em depoimentos um pouco mais vagamente. Se você é uma marca de roupas, elas podem ter a forma de fotos de como outras pessoas usavam uma camisa ou um vestido, tiradas de uma hashtag de marca onde as pessoas podem contribuir.

Quanto tempo levará para ver os resultados?

Com o marketing digital, muitas vezes você pode ver resultados muito mais rápidos do que com o marketing off-line, já que é mais fácil medir o ROI . No entanto, em última análise, depende inteiramente da escala e da eficácia da sua estratégia de marketing digital .

Se você usar bastante tempo criando estratégias, definindo os canais a serem utilizados e se concentrar na criação de conteúdo on-line de qualidade para atrair clientes, é provável que você veja bons resultados nos primeiros seis meses.

Se a publicidade paga fizer parte da sua estratégia digital, os resultados serão ainda mais rápidos, mas recomenda-se concentrar-se na construção do seu alcance orgânico usando conteúdo, SEO e redes sociais para obter sucesso sustentável a longo prazo.

Preciso de um grande orçamento para o marketing digital?

Depende de quais elementos do marketing digital você quer adicionar à sua estratégia.

Supondo que você já tenha um site, se você está se concentrando em técnicas de entrada como SEO, redes sociais e criação de conteúdo, então a boa notícia é que você não precisa de muito orçamento. Com o marketing de atração, o foco principal está na criação de conteúdo de alta qualidade que seu público desejará consumir, que, a menos que você pretenda terceirizar o trabalho, o único investimento necessário será o seu tempo.

Com publicidade online, disparo de e-mail, há, sem dúvida, alguma despesa. O que isso custa se resume ao tipo de visibilidade que você deseja receber como resultado da publicidade.

Onde o Mobile Marketing entra?

Outro componente importante do marketing digital é o mobile marketing. Na verdade, o uso móvel como um todo representa 60% do tempo gasto consumindo mídia digital , enquanto o consumo de mídia digital baseado em desktop representa os 40% restantes. Isso significa que é essencial otimizar seus anúncios digitais, páginas da Web, imagens de mídia social e outros ativos digitais para dispositivos móveis. Se sua empresa tiver um aplicativo para dispositivos móveis que permita que os usuários se envolvam com sua marca ou comprem seus produtos, seu aplicativo também estará sob o guarda-chuva do marketing digital.

Aqueles que se envolvem com sua empresa on-line por meio de dispositivos móveis precisam ter a mesma experiência positiva que teriam no computador. Isso significa implementar um design de website responsivo para dispositivos móveis ou responsivo para tornar a navegação fácil para usuários em dispositivos móveis. Isso também pode significar reduzir a duração de seus formulários de geração de leads para criar uma experiência livre de problemas para as pessoas que fazem download de seu conteúdo em movimento. Quanto às suas imagens e vídeos publicados nas redes sociais, é importante ter sempre um usuário móvel em mente ao criá-las, pois as dimensões da imagem são menores em dispositivos móveis, o que significa que o texto pode ser interrompido.

Há muitas maneiras de otimizar seus ativos de marketing digital para usuários móveis e, ao implementar qualquer estratégia de marketing digital , é extremamente importante considerar como a experiência se traduzirá em dispositivos móveis. Ao garantir que isso seja sempre uma prioridade, você estará criando experiências digitais que funcionam para o seu público e, consequentemente, alcançar os resultados esperados.

Estou pronto para experimentar o marketing digital. O que faço agora?

Se você já está fazendo marketing digital, é provável que esteja pelo menos alcançando alguns segmentos do seu público online. Sem dúvida, você pode pensar em algumas áreas de sua estratégia que poderiam ser melhoradas. Veja quais canais merecem mais atenção e estude sobre como potencializar.

Caso você precise ajuda, posso te ajudar com alguns dos meus serviços, veja em que posso te ajudar clicando aqui.

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