E-mail Marketing para Iniciantes

E-mail Marketing para Iniciantes

Vamos falar sobre

E-mail marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital para empresas de todos os segmentos, servindo tanto para iniciar ou manter o relacionamento com o público quanto para auxiliar nas ações de divulgação e venda. 

Neste artigo, você verá um guia sobre e-mail marketing para iniciantes, saiba para que ele serve e quais as vantagens em utilizá-lo. Acompanhe!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação para criar um relacionamento com seu público através de e-mails. Com esse relacionamento, você pode criar um fluxo de comunicação para enviar informações relevantes e converter seus leads em potenciais clientes.

Tendo como finalidade selecionar as pessoas interessadas no seu produto ou serviço, mantendo-os informados sobre os seus negócios.

Quais são os principais benefícios do e-mail marketing?

Existem diversos benefícios relacionados ao e-mail marketing que o tornam uma escolha perfeita para suas atividades de marketing digital. 

Baixo custo

Enviar campanhas de e-mail marketing tem um custo relativamente baixo em comparação com outros meios de comunicação tais como: rádio, TV, SMS, imprensa gráfica, etc.

Com o e-mail marketing você poderá chegar rapidamente aos seus clientes economizando tempo e dinheiro. Inclusive, serão descartados diversos gastos com selos, envelopes e impressões. 

Eficaz

O E-mail Marketing é o meio ideal para chegar de forma direta, rápida e massiva a milhares de pessoas onde quer que estejam. Em relação à publicidade em mídia impressa, você pode segmentar e personalizar a sua mensagem ao máximo e até viralizar a sua campanha nas redes sociais, aumentando seu impacto e taxa de abertura.

Outra de suas vantagens é a possibilidade de utilizar diversos formatos: você pode incluir imagens, música, vídeos e todos os tipos de ferramentas que ajudem a captar a atenção de seus clientes.

Promover conteúdos do blog

Quem trabalha com Marketing Digital sabe da importância do blog como estratégia de comunicação. E uma das maneiras mais eficientes de divulgar os novos conteúdos que entram no blog é o envio de newsletter, informando os usuários sobre o tema do post e contribuindo para que o site ganhe mais acessos e aumente sua visibilidade na internet.

Fácil de usar

Criar campanhas de marketing por e-mail é simples. Você pode criar seus modelos de e-mail, páginas de entrada e fluxos de trabalho de automação de marketing com editores intuitivos de arrastar e soltar. 

Você pode alcançar usuários de dispositivos móveis

A porcentagem de e-mails abertos em dispositivos móveis continua a crescer. De acordo com uma pesquisa levantada de marketing por e-mail da GetResponse, as aberturas de desktop representam 45,69% de todas as aberturas de e-mail, seguidas pelas aberturas para celular com 34,31% e o webmail com 20%.

O que significa que você pode alcançar seus clientes e influenciar suas decisões de compra onde quer que estejam. Você também pode integrar seu marketing on-line e off-line, por exemplo, coletando endereços de e-mail em eventos ou durante as compras em um local físico.

Por que o e-mail marketing é tão importante para sua empresa?

Agora que você já sabe os benefícios do e-mail marketing, vamos te explicar o por quê é tão importante você utilizá-lo na sua empresa. 

Consciência 

Como proprietário de uma empresa, você pode se comunicar com seu público-alvo na jornada de um assinante fiel. Com isso, você pode utilizar formulários e landing page para alcançar seu público-alvo. 

Consideração 

Torne-se uma das marcas selecionadas pelos seus clientes em potencial. Com o uso do e-mail marketing corretamente você se tornará uma marca de destaque no seu seguimento.

Avaliação

Explique porque seu produto ou solução é perfeito para as necessidades do consumidor. Seus clientes pesquisam e comparam sua oferta com a concorrência, resta a você se destacar nesse meio. Impressione com uma campanha de marketing que possa convencê-los de que finalmente encontraram o que estavam procurando.

Compra 

Nesta fase, seus clientes conhecem suas necessidades e seu produto e já o compararam com a concorrência. Convença-os de que agora é o momento certo para comprar.

Pós-compra

Seu trabalho como comerciante de e-mail não termina no momento da compra. Você precisa manter contato com seus clientes e ver se seu produto ou serviço corresponde às expectativas deles.

Lembre-se de que os clientes satisfeitos provavelmente comprarão de você novamente e recomendarão sua marca a outras pessoas.

Quais são os principais fatores de sucesso do marketing por e-mail?

Para ter sucesso no e-mail marketing, você precisa de três coisas: estratégia, tática e ferramentas. Com esses elementos, você poderá executar campanhas de marketing que trazem resultados.

O que é uma estratégia de e-mail marketing?

Simplificando, a estratégia de e-mail marketing é o quadro geral, mostrando a visão a longo prazo e a direção futura de suas atividades de e-mail marketing. Embora muitas empresas operem sem uma estratégia, é crucial ter uma se você quiser ter sucesso.

Como criar uma estratégia básica de e-mail marketing?

O desenvolvimento de uma estratégia básica de e-mail marketing não precisa ser complicada (Na verdade, não deveria). Você não precisa cobrir tudo de uma vez – você pode incluir mais áreas e detalhes à medida que avança.

Sua estratégia de e-mail marketing deve cobrir áreas como:

Principais objetivos de longo prazo

Decida o que você deseja alcançar com o seu e-mail marketing a longo prazo. Seus objetivos devem ser relacionados aos negócios e mensuráveis. Aqui estão alguns exemplos a serem considerados:

  • Aumentar o número de assinantes em 20% até o final do ano;
  • Coletar informações significativas sobre assinantes para melhorar a segmentação;
  • Aumentar o ROI das campanhas promocionais em 10% até o final do ano.
Público-alvo

Quem são as pessoas com maior probabilidade de se tornar seus clientes? Certifique-se de conhecer bem o seu público-alvo. Quanto mais você souber sobre suas necessidades e preferências, mais eficazes serão suas campanhas de e-mail marketing.

O que é uma campanha de e-mail marketing?

Uma campanha de e-mail marketing é um conjunto coordenado de mensagens entregues em intervalos e projetadas para influenciar a ação do assinante para comprar, assinar, fazer download, etc.

Quais são as principais campanhas de e-mail marketing para começar?

Cada empresa tem sua própria ideia de executar a comunicação de e-mail marketing. Mas a ideia central que ajuda a todos a alcançar os melhores resultados possíveis são relativamente simples – concentre-se nas necessidades e preferências do seu público-alvo.

Quanto mais você conhece seu público-alvo, mais fácil é planejar o conteúdo e o fluxo de campanhas realmente envolventes. 

Série de boas-vindas

O objetivo da campanha de boas-vindas é auto-explicativo. Mas é a maneira como você recebe novos assinantes que faz a diferença. O envio de um e-mail de boas-vindas simples é uma boa ideia, mas enviar uma sequência de e-mails pode ajudá-lo a construir relacionamentos duradouros e resultar em um maior envolvimento.

Campanha de integração

Uma campanha de integração é uma ótima maneira de apresentar sua empresa, produtos ou serviços a seus assinantes. Uma campanha de integração bem estruturada deve educar seus assinantes para que eles possam usar seu produto com eficiência e tomar uma decisão de compra.

Campanha de anúncio de produto

Você vai lançar um novo produto em breve? Com uma campanha de anúncio de produto, você pode apresentar a ideia por trás dela e criar expectativa entre as pessoas da sua lista. Recomendamos ir além de um único e-mail e criar uma série que mostre diferentes recursos e benefícios.

Campanha de pré-encomenda

Você também pode executar uma campanha de pré-encomenda. Com base nos resultados e no envolvimento do assinante, você pode pesquisar a necessidade do mercado para um produto e prever seu sucesso.

Campanha de vendas

O objetivo principal de uma campanha de vendas é obviamente gerar vendas. Por isso a mensagem é bastante direta e focada na conversão.

Reengajamento

Com o tempo, alguns de seus assinantes ficarão inativos. Não se preocupe, é perfeitamente normal. Não tenha medo de limpar sua lista – remova contatos inativos regularmente. Você pode automatizar o processo executando campanhas de reengajamento para o segmento de assinantes que foi desativado.

Como começar com o email marketing?

Aqui iremos te explicar como você pode executar uma campanha de e-mail marketing de forma fácil e eficaz. 

Crie uma lista de contatos com seu público-alvo

Claro, você deseja uma longa lista de contatos. Mas não será bom se você tiver uma longa lista de pessoas que não estão interessadas em seus produtos ou serviços. Em vez disso, certifique-se de atingir seu público-alvo – pessoas que têm interesse genuíno no que você tem a oferecer e provavelmente se tornarão seus clientes.

Veja como criar uma lista de email:

1. Planeje seus métodos de criação de listas online

A mídia de marketing on-line pode ser dividida em três categorias:

  • Possuído: site, blog, lista de marketing
  • Ganhos: comentários, comentários, menções
  • Pago: anúncios de mídia social, Google Ads, campanhas de influência

Pense nas maneiras mais eficientes de alcançar as pessoas que provavelmente se tornarão seus clientes.

Se você deseja criar sua lista de e-mails rapidamente, use o Funil de vendas. Ele permite gerar tráfego de alta qualidade do Facebook e Instagram com o do Facebook Ads.

2. Planeje seus métodos de criação de lista offline

Online não é a única fonte de contatos valiosos. Você pode criar uma lista de contatos sólida, mesmo sem um site, se estiver onde está o seu público-alvo. Feiras, convenções, locais específicos – certifique-se de usar todas as oportunidades disponíveis para solicitar que os clientes em potencial entrem na sua lista de contatos.

3. Crie sua lista de recursos de construção

Anúncios no Facebook, formulários de inscrição e páginas de destino são ferramentas que permitem alcançar as pessoas certas. Ao escolher seus métodos de criação de lista, você saberá exatamente quais recursos são necessários para colocar o plano em ação.

É por isso que você precisa de um plano antes de agir.

Executando uma campanha de e-mail marketing

Depois desse breve resumo sobre o e-mail marketing, chegou a grande hora de executarmos uma campanha. 

Vamos lá!

1. Defina uma meta mensurável

Primeiro, decida o que você deseja alcançar.  Essas serão as informações que te ajudarão a criar e-mails úteis.

2. Crie seus e-mails

Definir uma meta clara é fundamental para criar e-mails bem-sucedidos. Seu objetivo é coletar informações significativas sobre novos assinantes. Obviamente, esse é um objetivo geral demais.

3. Crie seu ciclo de marketing por email

Depois de criar os e-mails que você deseja enviar, é hora de criar um ciclo de automação de marketing que enviará os e-mails certos para as pessoas certas, na hora certa.

Afinal, o e-mail marketing vale a pena?

Agora que você sabe um pouco mais sobre e-mail marketing para iniciantes, fica a dúvida: vale a pena investir nessa estratégia? 

A resposta é: sim! Em um mercado concorrido, o e-mail marketing permite que empresas de todos os setores se comuniquem de maneira eficaz com seus clientes, ajudando a aumentar o engajamento, melhorar as vendas e a se consolidar no mercado.

E se você quiser tornar sua estratégia focada no envio de e-mails ainda mais eficaz, não deixe também de contratar um software de automação de marketing.

Com todas essas etapas implementadas, você terá uma estratégia estruturada e estará à frente de muitas outras empresas!

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Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

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