Quando se fala em e-mail marketing, existem várias estratégias que podem ser adotadas pela empresa, seja ela para gerar leads, impulsionar vendas ou a marca. Ainda que outras plataformas tenham surgido e essa modalidade tenha ficado um pouco esquecida, ela gera conversão e relacionamento com a marca, se bem utilizada. Segundo um estudo da McKinsey&Company, o e-mail marketing é 40 vezes mais eficiente para atrair clientes do que o Twitter e o Facebook juntos.
Além disso, quando se fala de B2B o e-mail é o meio de comunicação mais efetivo para transmitir e receber dados. Segundo Paulo Cardoso, gerente comercial da Dinamize, “O e-mail marketing tem sido uma das principais mídias utilizadas dentro das empresas B2B, com alto poder de conversão em vendas.”
Dessa forma, o e-mail marketing pode e vai gerar retorno para sua empresa, mas paciência! Por se tratar de um processo de decisão que envolve várias áreas de uma organização, o e-mail marketing B2B tem um ciclo de venda um pouco mais demorado que o B2C. Abaixo, você confere dicas de boas práticas de e-mail marketing para uma estratégia B2B eficaz.
Cuide e sempre aprimore seu mailing
O seu mailing é o seu recurso mais valioso, lembre-se sempre disso. As redes sociais vivem ciclos, e no futuro ela poderá deixar de existir ou não ter a mesma relevância que antes. Como aconteceu com o Orkut e vem acontecendo com o Facebook. Assim, todos os contatos ali armazenados simplesmente se perdem e consequentemente você perderá anos de trabalho e networking. Para isso não acontecer, alimente sempre seu mailing, tenha consciência do valor que ele tem e cuide, aprimore, atualize. É o teu canal direto com teu público.
Varie os formatos
Não caia na mesmice, caso contrário os receptores da sua mensagem já saberão o que esperar e podem nem abrir o conteúdo. Surpreenda a cada envio fazendo com que as pessoas esperem pelos seus e-mails.
Use links, imagens e busque sempre trazer algo novo à cada envio, uma mensagem atraente faz a sua empresa atraente. Mas cuidado, um e-mail com excesso de imagens pode fazer com que a sua mensagem seja barrada pelo filtro. O ideal é que o e-mail marketing contenha 60% de texto e 40% imagens.
Tendências de mercado
Não centralize os seus e-mails no que você faz, traga insights e tendências do seu mercado.
Compartilhar informação do que acontece ao redor fará com que seu negócio crie propriedade e mostrará que você está antenado e preparado para se adaptar aos novos modelos de atividade do seu ramo e quem não quer fazer negócios com quem está atualizado todo o tempo, não é mesmo?
Repita estratégias que funcionam
Usou uma estratégia e ela trouxe bons resultados pra você? Repita! Não tenha medo de parecer repetitivo, desde que mude o conteúdo da mensagem, não há problema e repetir estratégias que funcionaram.
E-mail marketing não é uma ciência exata, são necessários testes para saber o que funciona ou não, por isso quando descobrir uma estratégia assertiva, guarde-a e volte a usá-la.
Crie um diálogo
Um erro comum nos disparos de e-mail marketing para B2B é falar de forma impessoal. Caso você faça isso, pare agora! Mesmo que seu e-mail seja direcionado para um negócio ou uma empresa, o receptor direto é uma pessoa. Então criar e estabelecer um diálogo é essencial para que nos futuros disparos seu receptor esteja familiarizado com suas comunicações. Personalize suas mensagens o máximo possível.
Ponha as dicas em prática
Agora que você tem em mãos essas dicas preciosas para potencializar os resultados de e-mail marketing da sua empresa, coloque-as em prática. Como vimos, o e-mail ainda é a forma mais rápida e eficaz para enviar e receber dados, então utilize-a bem, estabeleça metas e verá seus resultados crescerem de acordo com as suas expectativas.
E para entender e aperfeiçoar ainda mais suas técnicas de e-mail marketing entre em contato conosco, vamos tomar um café e juntos traçar a melhor estratégia para o seu negócio! Somos Especialistas em Marketing Digital B2B e podemos te ajudar.