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Como escrever títulos irresistíveis

Vamos falar sobre

Existem diversas razões pelas quais os sites como o Olhar digital ou TechTudo recebem tantos cliques, visualizações e visitantes.

Mas o principal segredo desses sites é a utilização dos Títulos atraentes, poderosos e únicos que fazem as pessoas quererem clicar no conteúdo para verem toda a história.

Isso não depende apenas da maneira correta de escrever um título, pois certos títulos têm um grande impacto. Diante disso, reunimos informações valiosas de como você pode escrever títulos impactantes que as pessoas não conseguirão ignorar.

Vamos lá!

Qual a importância dos títulos? 

O título é a primeira coisa que alguém vê quando falamos de escrita. Quando um leitor chega em seu site, seu título pode chamar atenção como também pode entediá-los.

Por isso é necessário criá-los corretamente. Seus possíveis clientes construirão a primeira impressão sobre sua marca a partir dos seus títulos. Mas lembre-se! Seus títulos não devem focar em vender para o leitor. Em vez disso, devem atrair e levar os leitores a terminar de ler o artigo inteiro. Apesar de possuir essa função principal, o título consegue ter outras funções, como:

  • Prender a atenção;
  • Criar interesse;
  • Gerar tráfego;
  • Aumentar navegação;
  • Entre outras.

Chame atenção 

Uma estratégia infalível é o uso de palavras fortes, com isso o usuário percebe quando você está escrevendo com emoção ou não. Diante disso, quanto mais emoção, maiores as possibilidades de resultados melhores. 

O que seria um exemplo prático dessas palavras?

  • Novidades, novo, agora;
  • Descoberta, revelado, segredo, finalmente.

Essa são algumas das palavras que no mínimo te deixam com aquele gostinho de querer saber que novidade é essa, que descoberta foi revelada e que segredo é esse. 

Utilize números

A utilização de números nos seus títulos pode ajudar bastante. As pessoas adoram uma boa lista, como, por exemplo “10 dicas de como tratar o cabelo” ou “10 dicas de como se deve lavar o carro”. 

Faça perguntas

Usar um título para perguntar ao seu leitor o que você vai responder no post, é uma ideia brilhante. Dessa forma, você consegue responder todas as dúvidas que o leitor está procurando diante do texto, isso mantém as pessoas lendo até o final. E lendo o post inteiro, elas ficarão satisfeitas de terem encontrado a resposta que precisavam.

Tente usar frases negativas

Por alguma razão, as palavras negativas funcionam melhor do que as positivas. Um título como “10 tipos de estratégias que as pessoas odeiam” definitivamente chama mais atenção. Procure sempre solucionar os problemas do seu leitor primeiro.

Crie títulos curtos e cativantes 

Para a criação de títulos que vendem, use em torno de 8 palavras. Títulos muito longos ficam cansativos e complicados, tente manter uma média de 70 caracteres para garantir que seu título não seja eliminado nas buscas do Google. Já para um título cativante, imagine que você fez uma busca “Como ser cativante?”, você teria vontade de ler se encontrasse essa frase em uma busca? Se sim, isso já um bom começo para saber se você está no caminho certo.

Use humor 

Títulos engraçados dão a sensação para o leitor de que ele irá encontrar um conteúdo agradável em poucos minutos. Se você é naturalmente engraçado, deixe seu potencial passar para os títulos e posts do seu blog. Textos com humor deixam a leitura leve e fácil de ser consumida. 

Inclua palavras-chave relevantes 

Nunca se esqueça da otimização do seu artigo de forma geral e de acrescentar palavras-chave ao seu título.

É fundamental que a palavra-chave esteja no título, principalmente para ser uma referência quando o usuário fizer uma busca. Isso porque a otimização do SEO do seu artigo, existe um campo chamado “Tag Title”, que é onde você coloca o nome do seu artigo.

Essa etapa é fundamental, considerando que os resultados de busca, na maioria das vezes são apresentados pelo título do artigo, que possui a palavra-chave.

Exagere um pouco 

Um post com título “Como fazer bolo de chocolate” pode receber bem menos cliques do que “Como fazer o melhor bolo de chocolate do mundo”. Contudo, atente-se para não passar dos limites e exagerar. Títulos muito chamativos acabam sendo chamados de “clickbait” e não entregam uma boa experiência ao usuário, furtam o leitor e fazem com que ele perca a confiança em você.

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Ricardo Martins

🧠 Head de Marketing de Performance, Branding e Inovação da TRIWI | 🌿 Especialista em AgroMarketing e B2B | 👨‍🏫 Professor e Palestrante de Marketing | 📖 Autor de Artigos e Livros | Graduado em Marketing + 3 MBAs

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