Com o surgimento das novas tecnologias, abrem-se caminhos para novas técnicas de marketing.
As relações do passado eram construídas através de cartas, hoje existe a possibilidade de fazê-lo com e-mail. Mas pelo fato de existir a infinidade de informações na internet, a atenção do leitor é um recurso cada vez mais raro. Sabemos que não é fácil criar estratégias de conteúdo que engajem e motivem o leitor a ficar com você até o final!
Diante disso, para que seu e-mail não fique perdido no mar de opções da caixa de entrada, reunimos dicas que não podem faltar na hora de escrever e-mails atraentes.
1. Convença seu leitor a abrir o e-mail
É muito comum na hora de pensar e elaborar um conteúdo relevante para sua estratégia de e-mail marketing investir mais tempo na produção do conteúdo em si do que em qualquer aspecto, como o título do e-mail, por exemplo.
Muita gente se esquece que o título faz parte do conteúdo e tem uma função extremamente importante: a de convencer o leitor a abrir o e-mail. Seu conteúdo pode ser espetacular, mas não fará diferença se a taxa de leitura for baixa.
Portanto, a primeira estratégia é convencer o seu leitor a abrir o e-mail e aceitar a sua mensagem com o título espetacular e poderoso. Para isso, utilize adjetivos e imperativos de impacto, mostre o valor que ele vai receber e instigue-o o suficiente para que eles sintam curiosidade de clicar na mensagem.
2. Faça um preheader chamativo
Preheader é uma ou duas frases curtas inseridas no HTML do e-mail marketing para ficarem no topo, antes da mensagem em si.
Como esta mensagem é colocada automaticamente pelo provedor de e-mail após o assunto, variá-la pode ser uma alternativa para prender mais a atenção dos seus leitores.
Utilize mensagens personalizadas acima do aviso padrão “Caso não consiga visualizar a mensagem acesse o link” e faça uma chamada para o leitor abrir o seu e-mail!
3. Coloque o nome no remetente
Quanto mais empatia você tiver com seu cliente, melhor. Colocar o nome de quem está enviando o e-mail cria uma relação mais estreita com o seu lead.
Dessa forma ele também passa a reconhecer as pessoas de sua empresa e tem uma abertura maior para fazer perguntas ou dar algum feedback.
4. Conduza o leitor a tomar uma atitude
É essencial em uma campanha de e-mail marketing engajar o leitor a tomar uma atitude – o famoso “call-to-action”.
Sem o call-to-action, algo chamativo e que mexa com as necessidades do cliente, fica mais difícil gerar o clique. Então, trabalhe para construir um caminho para à ação.
5. Sempre personalize suas campanhas
Uma dica muito importante para suas estratégias de conteúdo é sempre personalizar suas campanhas. Assim, você pode garantir que quem receber seu e-mail vai se interessar pelo conteúdo.
6. Storytelling no e-mail
Você deve estar se perguntando, mas como o storytelling pode ajudar a implementar as minhas estratégias de conteúdo?
O storytelling é uma ótima ideia para newsletters, em que o conteúdo geralmente é maior. Utilize uma linguagem mais próxima do leitor e fale sobre suas experiências de maneira aberta, assim o usuário irá simpatizar com você!
7. Evite palavras próprias do Spam
Aumentar a entregabilidade de e-mails em suas estratégias de conteúdo também significa contornar os filtros de Spam.
Garantir que seu servidor continue sendo reconhecido como confiável e recomendável, por isso não utilize termos clichês como “clique aqui”, “promoção”, entre outras.
8. Conquiste dando atenção
Uma forma de se destacar é encaminhando e-mails personalizados quando a sua audiência fornece o e-mail de contato. Um e-mail de agradecimento pode vir acompanhado de alguns conteúdos para que o usuário já comece a interagir com sua marca.
9. Intercale texto e imagem
Sabemos que a parte visual é o que impressiona primeiro. Mas, se as imagens não abrem, ou os usuários estão bloqueados para o carregamento delas, a melhor opção é balancear seus e-mails marketing.
Utilize em torno de 40% de elementos visuais e 60% de texto para complementar. Mas não pense que só porque precisa de mais texto, pode escrever blocos gigantes. O melhor são frases curtas e parágrafos pequenos para favorecer a escaneabilidade e leitura rápida.
10. Faça o cliente se sentir único
Quanto mais exclusiva a forma de tratamento de seus leitores, mais oportunidade de engajamento você terá.
Uma forma de garantir isso é utilizar o nome do contato nos assuntos do e-mail, ou cumprimentar o cliente no início da mensagem. Assim, o usuário terá a impressão que a mensagem foi escrita diretamente para ele.
Gostou das nossas estratégias de conteúdo para e-mail marketing? Veja mais dicas como essas no nosso blog!