Você sabia que o marketing de conteúdo pode aumentar a sua relevância na internet? E ainda diminuir seus gastos na aquisição de leads?
Se você ainda não conhece ou não sabe por onde começar a implementar essa estratégia em seu negócio, confira algumas dicas que reunimos aqui na TRIWI para você!
Entenda o que é marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é a prática de gerar valor, atrair público e fazer as pessoas engajarem com sua marca por meio da divulgação de informações relevantes aos usuários.
Um bom conteúdo não é focado em apenas vender, mas sim em trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência desse processo.
Com o crescimento das lojas on-line as pessoas pesquisam muito mais antes de realizar uma compra, até mesmo presencialmente, o que dá uma grande janela de abertura para o marketing de conteúdo.
Contudo, a produção constante de informações relevantes elevam a sua marca, um conteúdo que você cria não é apenas útil, mas passa a mensagem certa, ao público certo no momento em que ele mais precisa! Você supera as expectativas provendo um conteúdo tão incrível que seu público vai querer compartilhá-lo com outras pessoas.
Esse fator gera vendas de forma constante com custo menor e ainda oferece leads mais qualificados para seu time comercial.
Quais os benefícios da estratégia?
Se você ainda não consegue visualizar os benefícios diretos do marketing de conteúdo, separamos as principais vantagens de implementar esse conceito em sua empresa:
Aumento de tráfego do seu site — de acordo com o Content Trends 2018, 86,7% das pessoas utiliza o Google para se informar. Ou seja, o seu site é a porta de entrada para novos clientes e o Google é o caminho até ele. Produzir conteúdo relevante é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google, ou seja, indexá-lo para que sempre seja encontrado pelo seu público e deixar essa porta convidativa para que eles entrem;
Economia na geração de leads — o marketing de conteúdo, principalmente atrelado a uma estratégia de Inbound Marketing, ajuda a aquecer o seu lead, ou seja, prepará-lo para a compra de forma mais barata;
Aumenta sua presença na web — é somente através de conteúdo que você poderá conquistar os tão sonhados primeiros lugares nas buscas do Google, uma das vitrines mais requisitadas do mundo virtual. Porém, não basta apenas produção, é preciso muito esforço e qualidade, uma estratégia sólida para que você seja considerado uma voz importante de seu segmento.
Primeiros passos para implementar em seu negócio!
Agora que você já conhece as vantagens do marketing de conteúdo para sua empresa, veja como começar!
1. Planejamento da estratégia de conteúdo
Marketing de conteúdo vai muito além de escrever. Na verdade, essa é a menor parte. Antes é necessário definir objetivos, estratégias a utilizar e quais métricas avaliar. Entenda como fazer um planejamento consistente para obter resultados!
O planejamento é tudo aquilo que vem antes de começar a criar conteúdo de fato: a escolha de temas, de linguagem, de palavras-chave.
É o momento em que você deixa claro os resultados que deseja obter com a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, o caminho que vai traçar para chegar lá e como mensurará o seu progresso.
Então sempre planeje seus conteúdos, pois sem um planejamento, é como fazer uma viagem de carro sem GPS — você pode até se divertir no caminho, mas provavelmente acabará perdido no meio do nada, com o pneu furado.
2. Defina sua persona
Um dos pilares do Marketing de Conteúdo é que você não quer atrair qualquer pessoa para seu site. Você quer a pessoa certa, aquela que realmente tem perfil para se tornar cliente.
É por isso que todo planejamento deve ser fundamentado no conhecimento sobre a sua persona, buscando ajudá-la em todas as suas dores e conduzi-la pelo funil de vendas.
3. Conteúdo no funil de vendas
O funil de vendas já é usado há muito tempo pelos profissionais de marketing pelo fato de ser a maneira mais simples de ilustrar o processo de vendas, do primeiro contato com o público até o momento em que a venda é efetivada.
Portanto, uma das bases do Marketing de Conteúdo é gerar conteúdo relevante que interesse seu público, promovendo interações e engajamento com sua marca. Dessa forma podemos utilizar o conteúdo para otimizar o processo de vendas, ajudando em cada etapa do funil.
4. Distribuição
O importante é não somente contar com a relevância do Google, é preciso divulgar também onde a sua persona está, seja nas redes sociais ou por e-mail.
Trabalhar com marketing de conteúdo é um processo de produção e melhorias constantes. Após a divulgação é preciso também mensurar os dados para saber se você teve sucesso e o que precisa melhorar! Gostou das nossas dicas? Veja muito mais no nosso blog!