Uma prática muito comum de marketing é a panfletagem, uma estratégia que funcionava muito bem para divulgar negócios que não tinham muitos recursos financeiros e que pretendiam atingir pessoas em uma pequena região. Era uma prática muito comum no “mundo analógico”, mas ela chegou no digital e é muito reproduzida. Infelizmente.
O principal ponto de ter uma presença forte na internet é criar consideração com o público, gerando uma relação por meio de conteúdo, mas se sua empresa não produz conteúdo relevante ela não está criando vínculo com quem é seu potencial cliente sua atuação está sendo desperdiçada e você estará fazendo apenas panfletagem virtual.
O que é panfletagem digital?
Panfletagem é basicamente o que citamos acima, ter uma arte com imagens e textos que falam apenas do produto ou serviço o divulgam alguma promoção, e não há nenhum problema em divulgar isso nas redes, o problema é fazer apenas isso.
Mas vamos montar um paralelo para o que ocorre no analógico, quando alguém te entrega um panfleto o que você faz? É bem provável que sua resposta tenha sido, jogar fora sem ler ou ler e descartar. Para a panfletagem digital é muito parecido, pois se você sempre entrega “panfletos” para o público, eles vão parar de ler e de querer receber suas atualizações.
No mundo digital este tipo de estratégia é agravada, afinal se sua marca usa o perfil apenas para divulgar panfletos seus seguidores sempre verão apenas isso. O que gera uma pergunta mais importante, alguém quer ficar recebendo panfleto sempre? Por isso é muito importante diversificar seu conteúdo e mostrar o que de melhor sua empresa tem a oferece.
Use conteúdo relevante
Para sua empresa ser lembrada no mercado é preciso conversar diretamente com o cliente, falar com uma linguagem que seja interessante ao público alvo e que apresente conteúdo relevante, que faça ele desejar te seguir e ser atualizado com que você posta.
Ser relevante é ser proativo, buscar entender o que o público deseja saber. As pessoas usam a internet como maior provedora de informações, e sim, elas querem coisas que resolvam seus problemas, querem saber sobre coisas que parecem simples mas que talvez elas nunca tenham ouvido.
Não é preciso ser uma solução completa ou complexa, por exemplo, se sua empresa trabalha com estética, divulgar pequenas dicas de beleza, como receita caseira para limpeza de pele, ou algo que esteja em alta. Veja que o conteúdo tem grande relevância para o público e que não substitui o que a empresa faz.
Outro modo de se comunicar com o público é criar conteúdos interativos. Chamadas para as pessoas compartilharem as experiências, mostrar o que eles pensam sobre a marca, porque a empresa é importante para eles.
Panfletagem como complemento para o conteúdo
Já falamos que a panfletagem não é ruim para sua estratégia nas redes sociais, mas que não é viável focar apenas nela para divulgação. É preciso divulgar o que se faz de maneira simples e direta, portanto montar um cronograma de postagens e pensar em como mesclar as postagens de conteúdo com panfletos ajuda a criar consideração pela marca e lembrar seu público sobre seus produtos.
Para manter o perfil organizado e estar sempre atualizado é muito importante ter um cronograma de postagens, ter sempre os conteúdos preparados e ter um dia e hora para eles irem ao ar. Não é preciso ter sempre os mesmos tipos e formatos de conteúdo postados em determinados dias da semana, mas sim manter as atualizações frequentes.
Se seu feed for atualizado frequentemente com diversidade de conteúdo é possível arrumar espaço para a panfletagem, ou seja, suas ofertas.
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