Em um mercado tão competitivo quanto o B2B é preciso conhecer bem onde é possível impactar os clientes de forma mais eficiente e que gere uma relação positiva, que construa laços entre marca e público alvo por isso uma estratégia é utilização de conteúdo de co-criação, onde o cliente cria algo nas redes sociais e a empresa usa sua plataforma para divulgar.
Na última década a noção de co-criação ganhou muita visibilidade no marketing digital. Essa idéia de criar um engajamento em uma via de mão de dupla colocou os clientes no centro das atenções e os envolveu como principais autores no processo de co-criação.
Este tipo de criação de conteúdo não mudou só o panorama o marketing digital para empresas como alterou o modo como os clientes se relacionam com as marcas e aumentou mais o valor do cliente e maximizou o retorno financeiro dele.
Para o mercado B2B o panorama é o mesmo, empresas que usam conteúdos criados por clientes para divulgar a marca tem obtido grandes resultados em vendas. Esta estratégia mostra como a empresa se importa e se posiciona junto aos clientes, criando mais consideração de compra e aumentando o ticket médio do cliente.
A Importância da opinião do cliente
No marketing digital o principal conceito utilizado nos últimos anos é ter o cliente no centro das atenções, essa mudança de tirar o produto do centro e focar na experiência do cliente fez com que as pessoas tivessem o desejo de interagir com as empresas, divulgando nas redes, postando conteúdos que podem ser aproveitados.
Esta mudança não está afetando o público do varejo apenas, mesmo que no mercado B2B a decisão de compra passe por mais pessoas e tenha mais fatores que a influenciam, opiniões positivas sempre serão valorizadas. Ninguém melhor para falar da sua empresa que seu cliente, por isso mantenha uma boa relação e abra espaço para o conteúdo gerado por ele.
Na estratégia de utilizar o conteúdo gerado pelo cliente uma parte importante acaba sendo deixada de lado muitas vezes. As redes sociais não tem o seu devido valor dado pelas empresas B2B, isso porque existe uma crença que as experiências no âmbito pessoal não impactam no profissional, um erro grave, mas bem comum no segmento.
O papel das redes sociais
Para começar a falar sobre este assunto precisamos colocar na mesa dados importantes sobre a relação da população brasileira com as redes sociais. Mais de 50% dos brasileiros acessam plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp e YouTube, sendo que a classe A e B são as que passam mais tempo interagindo dentro dessas redes. Destes dados podemos retirar que existe muito espaço para impactar os tomadores de decisões das empresas.
Quando vemos esses resultados temos que começar a repensar se realmente as experiências pessoais não influenciam as profissionais. Sempre considerando que estamos lidando com seres-humanos, que tem gostos e sentimentos, então quando abrimos espaço para a comunicação e deixamos que ele expresse sobre a marca e sobre suas experiências ele valorizará mais o seu produto ou serviço.
Além de ter um apelo maior para novos clientes, que são impactados pela opinião de quem usa o serviço/produto e não pela própria empresa. Grande parte do público quer saber como é a experiência e não quer ouvir marcas repetindo sobre como seu produto é a melhor solução do mercado, por isso para se diferenciar é preciso deixar que os clientes falem por você.
Passo a Passo
Se o objetivo da sua empresa é se diferenciar usando as redes sociais é preciso começar com alguns passos para criar uma presença digital forte.
Conhecer aonde seu público busca a sua solução
Conhecer onde os seus potenciais clientes procurando seu serviço/produto é fundamental para ser preciso e assertivo, pois encurtar caminhos e facilitar a vida do cliente é o que sua empresa quer fazer como prioridade.
Que tipo de conteúdo eles procuram
Este ponto é imprescindível para saber como agir nas redes, pois divulgar conteúdo não relevante não ajudará a criar consideração, por isso saiba qual formato agrada mais os clientes e como eles interagem com cada um.
Ações com Influenciadores
Quando as pessoas pensam em influenciadores logo vem à mente pessoas com milhões de seguidores, entretanto ações com micro influenciadores são as mais efetivas, pessoas com alguns milhares ou dezenas de milhares de seguidores são mais efetivos, pois apresentam características mais próximas ao público e maior identificação.
Seguindo este passo você gera diferenciação dos concorrentes e mostra que sua marca está pronta para atender o público e ser proativa com conteúdo gerado por eles. Ter ações com micro influenciadores é importante também dentro do mercado B2B, pois cada segmento tem um grupo de profissionais que se destacam e são espelho para outros e ser parceiro desses profissionais destaque também gera consideração.
Por conhecer o mercado e ser parceira de grandes marcas a TRIWI marketing digital tem uma consultoria especializada no mercado B2B, com diversas soluções que se encaixam nas necessidades de cada cliente. Entre em contato conosco e descubra o que uma consultoria diferenciada pode fazer por sua empresa.