O Marketing Digital B2B pode ser muito mais inovador do que costuma ser.
Atuando com consultoria em marketing digital focada em B2B costumo ver muitas empresas e indústrias presas em velhas estratégias. Esquecem que do outro lado, são pessoas que buscam pelo produto ou serviço.
O que eu vou falar neste artigo, não é nada de novo. Na verdade, é o básico para uma atuação digital.
Manter-se atualizado com as tendências e o comportamento do consumidor é fundamental para tornar o seu negócio competitivo. No entanto, o marketing está sempre mudando e manter-se atualizado pode ser um pouco complicado.
Crie ou atualize já sua estratégia de Marketing Digital B2B
Se você nunca mudar suas estratégias de marketing Digital B2B, elas certamente ficarão obsoletas. Seus concorrentes encontrarão melhores maneiras de aparecer e seus clientes ficarão cansados de você.
Há muitas marcas brigando pelo mesmo cliente, as ofertas são variadas e margens apertadas. Então, o que os profissionais de marketing digital com foco em B2B devem ter em mente com sua estratégia de marketing digital?
Neste artigo, separei dicas essenciais para você colocar em prática em sua empresa.
Entenda seu público
As redes sociais servem como um ótimo grupo foco porque você pode ver em tempo real como eles interagem e compartilham.
Envolvendo-se com o seu mercado-alvo através das redes sociais, você continuará aprendendo coisas sobre as quais você pode não estar familiarizado antes.
Isso continuará permitindo que você direcione os consumidores de maneira personalizada para aumentar o reconhecimento da marca e incentivar o engajamento.
Analise o conteúdo publicado pelos seus consumidores seja no Facebook, Instagram e YouTube e entenda o que eles destacam e priorizam em um produto ou serviço do seu segmento.
Marque sua presença
É muito comum que grandes marcas quando decidem entrar nas redes sociais encontrem diversas outras páginas ou perfis criados por fãs.
Caso isso ocorra com você, analise o que seus fãs já estão fazendo e estabeleça estrategicamente sua presença corporativa na rede social. Use a força destes canais criados por fãs para potencializar sua comunicação.
Dica: costumo ver empresas acionando juridicamente pessoas, ou melhor, fãs que criaram páginas com o nome da marca. Fazem isso para ter a propriedade do canal e do nome. Não faça isso! Aproveite este engajamento e crie parcerias.
Atualize suas redes sociais
Você provavelmente já sabe que o marketing nas redes sociais é importante para as empresas B2B.
No entanto, simplesmente ter contas nas redes sociais não é suficiente. É preciso atuar!
Primeiro, mantenha as informações da sua conta atualizadas e corretas. Se alguma coisa sobre sua empresa mudar, seu perfil nas redes sociais também deve mudar. Verifique se o seu site, endereço, horário de funcionamento, logotipo e fotos estão atualizados.
Em segundo lugar, publique conteúdo novo. Você deve postar regularmente novos conteúdos em suas páginas. Não crie uma conta e esqueça-a.
Postagens frequentes mantêm você na lembrança dos seus clientes. Publique sobre seus produtos, lançamentos, participação em feiras, eventos e novidades da empresa. Mostre aos seus seguidores o que você e sua empresa estão fazendo.
Você pode começar pequeno, publicando com um espaçamento maior de dias e conforme for ganhando experiência e fãs nas redes sociais, a quantidade de publicações pode aumentar.
Capitalize o conteúdo gerado pelo usuário
Uma estratégia muito utilizada no varejo é a avaliação de produtos no site. Ou seja, consumidores podem enviar uma opinião sobre um produto comprado, descrevendo o que mais gostaram, e também o que menos gostaram.
Noto que muitas empresas B2B não sabem capitalizar isso corretamente. Implementar um sistema de avaliação no site é fundamental para entender os pontos fortes e fracos do seu produto, serviço ou marca.
Além disso, pode servir de base para a melhoria do produto ou serviço oferecido ou até mesmo para melhorar a descrição no site. Utilizando argumentos dos próprios clientes.
Escutar o consumidor é fundamental!
Reaja adequadamente ao feedback negativo
Nunca trate mal seus consumidores ou ameace!
Recentemente, em uma consultoria que atuei, era comum a empresa ameaçar de processo críticas de clientes publicadas nas redes sociais. E isso era uma orientação de um dos proprietários da empresa. Felizmente consegui mudar isso!
Deletar comentários e não dar feedback também é prejudicial para sua marca, isso só serve de combustível ao fogo.
Antes de responder um comentário negativo, avalie com as demais áreas da sua empresa o que ocorreu e busque sempre uma solução para o cliente.
Construa lealdade à marca
Se você pesquisou e interagiu efetivamente com seu público, terá uma melhor compreensão de que tipo de informação eles gostam de consumir e compartilhar.
Fornecer serviço de primeira linha ao cliente por meio das redes sociais e outros canais digitais também podem ser um ótimo meio de aumentar a conscientização da marca e incentivar a fidelidade.
Algumas outras táticas podem incluir a criação de um número de promoções ou descontos para encorajar compras recorrentes ou fornecer aos seus consumidores “informações privilegiadas” que ainda não foram disponibilizadas ao público em geral.
Noto que muitas empresas B2B não priorizam isso em suas estratégias de Marketing Digital B2B, o que é um grande erro.
Aprenda com os concorrentes
Ao procurar maneiras de melhorar seu marketing digital B2B, olhe para seus concorrentes. Descubra o que eles estão fazendo para atrair clientes. Isso pode funcionar para você, especialmente porque você está tentando atrair os mesmos clientes.
Por exemplo, se você perceber que seus concorrentes veiculam anúncios regularmente no Facebook ou Google, talvez considere fazer o mesmo.
Os anúncios regulares tanto no Facebook ou Google podem indicar que seus concorrentes veem o sucesso de veicular os anúncios, ou já estão obtendo resultados. Você pode ter sucesso semelhante e fazer com que alguns dos clientes de seus concorrentes venham até você.
Obtenha depoimentos
Antes de comprar algo, geralmente os consumidores procuram por avaliações que validem sua compra.
As pessoas querem saber que estão gastando dinheiro com algo útil e de qualidade. E querem saber se o que você tem a oferecer é melhor do que o que seus concorrentes têm a oferecer.
Você pode atrair mais clientes obtendo comentários de pessoas que já compraram de você. E depoimentos não são comuns em sites B2B, que novamente é um grande falha. Inclua já essa estratégia em seu Marketing Digital B2B!
Você pode colocar seus comentários em vários lugares para que os clientes em potencial os vejam.
- Comentários de clientes na página inicial.
- Comentários de clientes numa página de Depoimentos.
- Na página sobre a empresa.
- Na página de contato.
- Comentários de clientes nas páginas dos produtos e serviços.
As avaliações de clientes são um componente crítico altamente relevante.
Você pode fazer com que os clientes deixem comentários nas redes sociais. Por exemplo, os clientes podem deixar comentários na página do Facebook da sua empresa ou no seu Local no Google (O Google Meu Negócios).
Peça a seus clientes que deixem comentários. Avise com um e-mail ou uma postagem na mídia social. Se você conversar com os clientes pessoalmente, peça que eles escrevam uma resenha. Você pode até direcionar os clientes para os locais onde deseja que eles deixem comentários.S
Torne-se um especialista
Uma excelente maneira de fazer com que sua empresa apareça mais vezes é tornando você mesmo um especialista no assunto.
Apesar de ser uma tática de médio-longo prazo, poderá proporcionar uma grande recompensa.
Você pode fazer isso tanto nos meios digitais, publicando conteúdo em texto, vídeo ou através de um podcast. Como também, pode publicar fisicamente em alguma revista ou jornal do segmento. Palestrar em eventos também é uma excelente alternativa.
Tenha um Blog
Se você tem acompanhado o mercado nos últimos anos, sabe que o blog é uma tendência que praticamente todos os negócios adotaram.
Blogar é uma ótima maneira de utilizar práticas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e fazer com que sua empresa seja notada.
Ao otimizar seu site para mecanismos de pesquisa com postagens de blog de qualidade e com técnicas de SEO, sua empresa terá mais chances de aparecer no topo dos resultados de pesquisa para tópicos relacionados ao que tem escrito e ao seu negócio.
Isso levará a mais visitantes em seu website, aumentará seus leads e ajudará sua organização a crescer.
Publique novos artigos com frequência, seu conteúdo deverá ser valioso, ou perderá o interesse de seus leitores. A eficácia do seu blog vai ser baseada em conteúdo interessante e informativo.
Crie já um blog para sua empresa e mantenha essa estratégia sempre presente em seu Marketing Digital B2B
Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
A boa classificação nos mecanismos de pesquisa exige um certo tempo e dedicação, mas o resultado é longo, duradouro e altamente positivo.
Muitos usuários visualizam apenas a primeira página dos resultados do mecanismo de pesquisa (Google) ao buscar respostas.
Os sites que se classificam perto do topo das páginas de busca não têm com o que se preocupar, mas aqueles listados nas páginas seguintes geralmente não recebem um fluxo considerável de visitas.
O Google vem prezando pela qualidade do conteúdo, principalmente os sites que se preocupam com o usuário de dispositivos móveis (celulares). Além de um bom conteúdo, você deve focar seus esforços em tornar seu site achável para pessoas que busquem por negócios e serviços localmente.
Fique atento também para:
• Informações do endereço em seu site: insira o endereço em seu site, isso ajuda o Google a aproximar clientes que estejam buscando na região.
• Google Meu Negócio: Ferramenta gratuita, que permite as pessoas encontrem informações sobre sua empresa na Pesquisa Google e no Google Mapas. Cadastre o seu negócio ou atualize as informações já existentes. Acesse o site oficial do Google para mais informações: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/business/
E-mail Marketing
Não subestime a eficácia do e-mail marketing. Muitas empresas vêem isso como um aspecto irrelevante do marketing, à medida que redes sociais se expandem.
A verdade é que o e-mail marketing ainda é benéfico para o crescimento de uma empresa B2B. E acredito que sempre será!
Sua estratégia de e-mail marketing deve ser focada em conteúdo útil, incluindo notícias do setor, guias e links para o conteúdo do seu blog especializado.
Torne seu conteúdo de e-mail envolvente, informativo e interessante, contendo informações que você gostaria de conhecer e receber sobre sua oferta de produtos. Se você não se interessar pelo e-mail que está enviando aos seus clientes, não o envie.
Estratégia para celular
Se sua estratégia de marketing digital não for otimizada para plataformas móveis, você provavelmente estará perdendo em muito as chances de se comunicar com seu público.
Para se manter competitivo, seu site deve ser acessível por celulares. Ainda vejo muitos sites que não são.
Seu site deve ser projetado de forma que seja totalmente funcional em dispositivos móveis, o que significa usar um design responsivo.
Os celulares estão se tornando um dispositivo de acesso primário para navegação na web em todo o mundo, é importante que você ofereça uma experiência de usuário perfeita entre usuários móveis e de desktop.
Conteúdo em Vídeo
Você sabia que a quantidade média de conteúdo de vídeo assistido no YouTube globalmente é de 3,25 bilhões de horas por mês?
Essa é uma quantidade incrível de vídeos e deve fornecer algumas dicas sobre por que esse formato de conteúdo deve ser uma prioridade para sua empresa.
A criação de conteúdo de vídeo envolvente para plataformas como YouTube, Facebook e Instagram pode ajudar você a alcançar clientes com eficiência e, ao mesmo tempo, criar reconhecimento da marca.
Ao criar vídeos, é importante considerar como e onde você os publicará. Por exemplo, até recentemente, era amplamente aceito que os vídeos deveriam ser filmados horizontalmente.
No entanto, com a crescente popularidade do recurso de “história” em plataformas como Facebook e Instagram, os vídeos feitos na vertical tornaram-se a norma para se adequar a esses formatos.
Marketing de Influenciadores
O marketing de influenciadores quando feito corretamente, pode impactar positivamente a percepção do público sobre seus negócios ou produtos, inspirar a lealdade à marca, promover conversas orgânicas nas mídias sociais e impulsionar suas vendas.
Analise quem são os influenciadores do segmento em que sua empresa atua. Há influenciadores digitais relevantes para qualquer segmento, até mesmo para empresas B2B, Indústrias e de Serviço.
O marketing de influenciadores tem tudo a ver com autenticidade, o que significa permitir a um influenciador algum nível de liberdade para criar conteúdo genuíno.
Nesse sentido, você precisa ter pessoas confiáveis nessa posição que entendam como mesclar suas metas com o que elas produzem. É fundamental permitir-lhes liberdade na criação de conteúdo, para que ele tenha validade e autenticidade enquanto ainda realiza seus objetivos. Isso requer confiança de sua parte.
Conclusão
O marketing está em constante evolução. Os consumidores não estão permanecendo engajados com as empresas pelos antigos métodos, e sim pelos canais digitais.
O marketing digital efetivo geralmente exige grandes quantidades de pesquisa, criação, medição e adaptabilidade. O importante é começar!
Além disso, o Marketing Digital B2B pode ser muito mais inovador do que costuma ser.